segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Turismo sustentável

Alguns dos grandes benefícios do turismo atual produzem efeitos que ameaçam a sua continuidade. Essa é a razão de se ouvir cada vez mais a expressão “turismo sustentável”. É evidente, então, que alguns estão se apercebendo que, certas atrações turísticas lucrativas, apesar de trazerem benefícios em curto prazo, ameaçam ‘matar a galinha dos ovos de ouro’. Algumas dessas questões difíceis terão de ser resolvidas para que a indústria possa continuar.

O efeito do turismo no meio ambiente, o impacto nas culturas nativas, a compatibilidade dos alvos de resorts e de megaresorts, que só visam lucro, com os objetivos nacionais de países que recebem turistas — são assuntos que terão de ser conciliados no futuro. Nos últimos meses, questões ligadas à segurança estão onerando a indústria do turismo e com o tempo também deverão ser analisadas. Em longo prazo, o efeito que esses assuntos terão no crescimento do turismo atual ainda é uma incógnita.

Na próxima vez que decidir viajar e recarregar as energias em um resort bem longe, na certa dará mais valor a essa indústria global — o turismo nacional e internacional.

Nenhum comentário: