segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Problemas ambientais

O grande volume de turistas atualmente tem causado problemas. “Na Índia, o Taj Mahal sofre desgastes por causa dos visitantes”, escrevem os pesquisadores Lickorish e Jenkins, e acrescentam: “No Egito, as pirâmides também estão ameaçadas pelo grande número de visitantes.”

Além disso, esses autores avisam que o turismo descontrolado pode matar a vegetação das reservas naturais ou impedir seu desenvolvimento por causa dos muitos visitantes que pisam nela. Ainda mais, as espécies podem ser ameaçadas quando turistas coletam itens como conchas raras e corais ou quando os nativos os recolhem, para vender aos visitantes.

A poluição causada em média por um turista é de 1 quilo de detritos e lixo sólido por dia, de acordo com estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Mesmo os lugares mais remotos parecem ser afetados. Um relatório recente da Rainforest Action Network diz: “Nas rotas turísticas populares do Himalaia, lixo tem sido espalhado ao longo das trilhas e a floresta está sendo dizimada pelos turistas que procuram combustível para aquecer comida e água para tomar banho.”

Ademais, os turistas em geral consomem uma quantidade desproporcional de recursos às custas dos habitantes locais. Por exemplo, James Mak escreveu em seu livro Tourism and the Economy (O Turismo e a Economia): “Os turistas em Granada consomem sete vezes mais água do que os residentes.” Ele continua: “Direta e indiretamente, o turismo é responsável por 40% de toda a energia consumida no Havaí, apesar de, em média, apenas 1 em cada 8 pessoas ali ser turista.”

Embora os turistas gastem muito para visitar países em desenvolvimento, a maior parte desse dinheiro não beneficia a população local. O Banco Mundial estima que apenas 45% da renda levantada pelo turismo fique no país de origem — a maior parte do dinheiro volta às nações desenvolvidas por meio das operadoras de turismo e hotéis internacionais.

Nenhum comentário: