sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Como viajar e apreciar a viagem

PELO menos cem milhões de estadunidenses viajam por prazer cada ano, e muitos viajam além da área continental dos EUA. Gastam cerca de NCr$ 120.000.000.000,00 em transporte, equipamento, alimentação, hospedagem e diversão. O mesmo desejo de viajar é compartilhado por pessoas e outros países, também.
No entanto, muitos turistas desejam fazer as malas e voltar para casa dias antes de terminar sua viagem programada. Usualmente, isto se dá por causa da frustração motivada pelas moedas estrangeiras, pelas línguas estrangeiras, pelos costumes, alimentos e pelas bebidas estranhas. Com muita freqüência, o viajante se torna suspeitoso de toda nota que lhe é apresentada. Às vezes é tapeado, mas, na maioria das vezes não está sendo. Muitos viajantes olham para seu troco em xelins, francos ou dracmas de forma atônita, quedando-se admirados se não os conta errado.
A maioria de tais mal-entendidos poderia ser evitada, caso o turista tivesse apenas tomado o tempo para aprender algo sobre o idioma e a moeda do país antes de ir até lá. Se o turista tiver um pouco de conhecimento de uma ou duas línguas estrangeiras, leva grande vantagem.
Esteja preparado para certa dose de demora, de confusão e de mal-entendidos, a menos que seja perito em línguas. Até mesmo na Inglaterra, é de se admirar que, com a mesma língua, haja tão marcante diferença entre o inglês do inglês mediano e o inglês dum estadunidense. Mas, isto talvez seja divertido, se considerado no feliz espírito de viajar e de descobrir coisas.
Não obstante, as viagens em 1970, como nos anos anteriores, serão uma das duas coisas: uma experiência profunda, rica e excelente, ou um desperdício de precioso tempo e dinheiro arduamente ganho. Muito depende do leitor, quanto a que experiência terá. Os verdadeiros valores dependem muito menos da quantidade de dinheiro que gastará do que no planejamento, na perspectiva e na madureza de seu julgamento.
Compreenda primeiro de tudo que o turismo é um negócio altamente preparado para obter tantos de seus dólares de férias quantos seja possível. Portanto, em certo grau, pelo menos, esteja preparado para gastar algum dinheiro.
Também, se estiver em posição de gastar algumas centenas de dólares para uma viagem ao exterior, saiba bem a razão para fazê-lo. Talvez seja um desejo de ver parentes, amigos, assistir a uma assembléia cristã, ou ver lugares de valor e interesse histórico. Uma vez que tenha estabelecido seu motivo ou seus motivos de viajar, então planeje cada passo cabalmente, tendo presente aquela idéia central. Se satisfizer tal desejo, considerará sua viagem bem digna de seu tempo e dinheiro.

Nenhum comentário: