Mais de 600 milhões de pessoas fazem viagens internacionais todo ano. Outras centenas de milhões viajam a negócios ou para descontrair-se dentro do país em que vivem. Por isso, a indústria do turismo — que inclui hotéis, resorts (estâncias turísticas), companhias aéreas, agências de viagens e outros serviços de apoio aos que viajam — é descrita como “a principal fonte de empregos do mundo”.
ESTIMA-SE que, no mundo todo, o turismo gere uns 4 trilhões de dólares por ano. Os turistas talvez não se considerem integrantes de um movimento mundial pela paz, mas é assim que a Organização Mundial do Turismo, da ONU, descreve a indústria do turismo. Em 2004, o secretário-geral da organização, Francesco Frangialli, declarou numa conferência presidencial no Oriente Médio: “Turismo e paz são inseparáveis. As forças desencadeadas pelo turismo são tão poderosas que podem mudar situações aparentemente irreversíveis e ocasionar reconciliações que parecem impossíveis.”
Quais são as origens da influente indústria do turismo? Sua influência é mesmo positiva? E podem “as forças desencadeadas pelo turismo” realmente trazer a paz?
Nenhum comentário:
Postar um comentário