domingo, 29 de agosto de 2010

A explosão do turismo no século 20

Lamentavelmente, a familiaridade cada vez maior com os estrangeiros, promovida pelo turismo, não impediu o irrompimento de duas guerras mundiais na primeira metade do século 20. Em vez de arruinar o turismo, porém, as mudanças sociais e os avanços tecnológicos gerados por essas guerras na verdade aceleraram seu crescimento.

As viagens aéreas se tornaram mais rápidas e baratas, as rodovias se estenderam pelos continentes e os veículos a motor multiplicaram-se. Nos meados do século 20, férias e viagens turísticas tornaram-se parte da cultura do Ocidente e eram acessíveis à maioria das classes sociais. Além disso, milhões de famílias adquiriram aparelhos de TV e ficaram fascinadas pelas imagens de lugares exóticos, estimulando seu desejo de viajar.

No começo da década de 60, o número de turistas internacionais chegou a 70 milhões por ano. Em meados da década de 90, esse número subiu rapidamente para mais de 500 milhões! Surgiram resorts em todo o mundo para atender às necessidades dos turistas nacionais e internacionais. Visto que os turistas consomem grandes quantidades de alimento e bebida e gastam dinheiro com muitas outras mercadorias e serviços, várias indústrias não relacionadas diretamente com o turismo se beneficiaram.

Atualmente, o turismo é importante para a economia de mais de 125 países. Um comunicado em 2004 da Organização Mundial do Turismo, da ONU, destacou que a criação de pequenas e médias empresas relacionadas com o turismo pode aliviar a pobreza. A geração de novos empregos pode suscitar uma “consciência ambiental, cultural e social”.

Mas talvez se pergunte: ‘Como o turismo pode ter esses efeitos? E como pode beneficiar o meio ambiente?’

Nenhum comentário: