domingo, 29 de agosto de 2010

A era de ouro do turismo

No Ocidente, as sementes da moderna indústria do turismo foram lançadas principalmente no século 19. À medida que a Revolução Industrial engrossava as fileiras das classes médias na Europa e nos Estados Unidos, um número crescente de pessoas percebeu que tinha dinheiro e tempo para viajar.

Além disso, os meios de transporte coletivo passavam por grandes avanços. Locomotivas potentes puxavam vagões de passageiros, e enormes navios a vapor transportavam as pessoas entre os continentes. Para cuidar das necessidades do crescente número de turistas, grandes hotéis surgiam perto de terminais ferroviários e portos.

Em 1841, o empresário inglês Thomas Cook, percebendo o potencial de combinar transporte, acomodação e divertimento em lugares atrativos, foi o primeiro a criar o pacote turístico. “Graças ao sistema fundado pelo Sr. Cook”, observou o estadista britânico William Gladstone na década de 1860, “classes sociais inteiras têm podido pela primeira vez viajar sem dificuldade a outros países, criando certa familiaridade que gera consideração e não desprezo”.

Nenhum comentário: