terça-feira, 16 de agosto de 2011

Os primeiros riquixás


Embora modelos antigos desse tipo de transporte já fossem usados durante o reinado de Luís XIV da França (1638-1715), alguns atribuem a invenção do riquixá puxado por um homem a Jonathan Gable, missionário americano no Japão na década de 1870. Acredita-se que ele tenha projetado um meio de transporte inovador para sua frágil esposa, e que esse veículo tenha sido o primeiro a ser chamado de jinriquixá (nome que em japonês significa veículo de tração humana). Com o tempo, vários tipos de riquixá se tornaram populares em toda a Ásia como um meio de transporte barato. Quando Charles Taze Russell (à direita), que supervisionava com diligência as atividades dos Estudantes da Bíblia (como as Testemunhas de Jeová eram conhecidas), visitou o Japão em 1912, ele e sua delegação usaram riquixás.
Em Daca, o riquixá de três rodas, que parecia um grande triciclo, passou a ser usado no fim da década de 30. Ele era diferente do de duas rodas, que era puxado por um homem segurando duas varas presas ao corpo do veículo. Nesse novo modelo, o condutor pedalava na parte frontal do riquixá. Isso lhe permitia levar passageiros e cargas mais longe, manobrando com mais facilidade por ruas congestionadas e trânsito intenso.

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