quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Levar Dinheiro

Não se pode viajar sem dinheiro nos dias atuais. É óbvio que é arriscadíssimo carregar muito dinheiro vivo, e, em alguns países, sua moeda local talvez não seja fácil de cambiar.

Um modo seguro é levar cheques de viagem (traveler’s checks). O tipo de moeda que usa dependerá mormente de onde irá e o que acontece no mundo financeiro. Seu banco ou agente de viagens poderá aconselhá-lo. Os cheques de viagem podem ser cambiados em bancos, hotéis e muitas lojas em qualquer parte do mundo.

Surpreendentemente, talvez não consiga a mesma taxa de cambio para seus cheques de viagem no mesmo país. Os hotéis usualmente oferecem taxas de cambio menores, ao passo que algumas lojas oferecem taxas de cambio mais elevadas, para atraí-lo a fazer compras. Assim, vale a pena indagar e comparar as taxas de câmbio.

Também é aconselhável só cambiar um cheque quando necessário. Se obtiver muita moeda local e não a gastar, poderá perder dinheiro ao cambiá-la em outra moeda. Guarde seus recibos de cambio e notas, mas separe-os de seus cheques, visto que serão necessários pormenores de quando e onde cambiou seus cheques de viagem caso perca algum deles e deseje solicitar sua reemissão. Se forem perdidos ou roubados, podem usualmente ser substituídos sem demora, ou, pelo menos, sem grandes dificuldades.

Um cartão de crédito de aceitação internacional também poderá ser conveniente, embora não seja tão flexível quanto os cheques de viagem.

Muitos acham sábio, também, fazer um seguro de viagem, que cubra perdas ou roubos de bens, e as despesas incorridas com doenças, acidentes, ou até mesmo demoras causadas por greves.

Nenhum comentário: